Tudo
é bem trabalhoso, mas há uma enorme vantagem: por só ser necessário
usar algumas fotografias de imagem espirrando e um modelo para ser
substituído pela água o tutorial não requer conhecimentos avançados,
apenas o básico em manipulação de canais, cores e, principalmente,
sobreposição de camadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mesmo estando todas as etapas detalhadas,
pressupõe-se que o usuario tenha tido o mínimo de contato com as
ferramentas básicas do Photoshop antes de iniciar o tutorial. Sera
dividido em 5 etapas!
Tempo necessário: de 4 a 6 horas, prepare a BUNDA!
Material: Fotografias
com pessoas em posição de movimento (e pouca pele à mostra) e de
choques com água. Obtido a partir de bancos de imagens online (o SXC é
gratuito, exigindo apenas um cadastro rápido). Lembramos que a
distribuição deste conteúdo é proibida sem os devidos direitos de uso
cedidos pelo autor. Para as imagens de gotas e espirros para a água
acesse os seguintes links:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Dica para marinheiros de primeira viagem: Tenham sempre na tela as pequenas janelas de visualização de Camadas e a barra de ferramentas,
pois ambas serão utilizadas o tempo inteiro (mesmo que você domine boa
parte dos atalhos que o programa oferece). Para abrir a primeira,
simplesmente pressione F7 em seu teclado ou navegue até a opção "Janelas", no menu principal.
Primeira etapa – Preparação e separação
Para começarmos a nossa revolução nesta
pobre fotografia, vamos primeiro isolar o fundo do dançarino, mas em
duas camadas separadas, portanto selecione-o com a ferramenta de sua
preferência. Neste tutorial optei pela Caneta (Pen Tool),
já que ela permite curvas dinâmicas e mostra resultados mais precisos
que as demais. Para utilizá-la, apenas clique nos pontos desejados e,
sem soltar o botão do mouse, arraste na direção desejada para curvar o
traço.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na hora de fechar a sua trilha com a
caneta, basta clicar sobre o primeiro ponto que tudo será imediatamente
ligado, como mostrado na imagem acima. Com o caminho (path) finalizado, pressioneCtrl+ENTER no teclado para criar uma seleção.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora que apenas a pessoa está selecionada em sua imagem, duplique-a. Para isso, você pode ou pressionar as teclas Ctrl+J ou navegar até a janela de camadas (F7), clicar sobre o título da atual com o botão direito do mouse e selecionar a opção Duplicar Camada (Duplicate Layer).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Este é o resultado similar ao que você deve
obter, com a camada da pessoa isolada. Para ver apenas a nova camada,
sem a de plano de fundo, simplesmente clique sobre o olho que está ao
lado da sua miniatura na janela de camadas, como colocado acima.
Legal, não? Mas fique atento, pois algumas áreas ainda precisam de retoque, portanto pegue novamente a ferramenta de Caneta (Pen Tool)
e crie contornos logo acima do ombro esquerdo do rapaz, na barriga
(apenas sobre a pele) e na região interna da corrente dele, formando
novamente seleções. Com estas prontas, utilize a borracha e apague a pele do abdômen e o cinza de fundo que ainda não foi eliminado das regiões citadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Muito bem! Agora que temos puramente a
pessoa isolada, vamos aumentar a manga do moletom no lado direito da
foto para que ele não cause problemas na hora de replicarmos o efeito de
água. Para isso, crie uma seleção sobre ele com a ferramenta de sua escolha e duplique seu conteúdo para uma nova camada pressionando Ctrl+J ou repetindo o processo descrito no início do tutorial.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Uma vez criada a nova camada, arraste-a um pouco para baixo e para o lado com a ferramenta Mover. Em seguida, navegue até o Menu Editar > Transformação Livre e, com o quadro de transformação ativado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Girar Verticalmente (Flip Vertical). Em seguida, vá ao Menu Editar > Transformar > Distorcer (Edit > Transform > Warp)
para iniciar o modo de deformação. Nele, arraste os quadros de modo que
se forme uma extensão natural da manga, como neste exemplo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para fazer as coisas se misturarem bem
(qual é, vai deixar um risco mostrando que sua imagem não passa de uma
montagem barata?) pegue uma borracha com bordas macias e de 150 pixels de raio e vá apagando as beiradas de longe. A etapa não é obrigatória, mas ajuda muito no resultado final.
Mescle a camada da extensão da manga com a camada do dançarino isolado
para que elas virem uma só imagem achatada. Para isso, clique sobre o
nome dela na janela de Camadas com o botão direito e escolha a opção "Mesclar abaixo". Por fim, pinte cuidadosamente a pele do rosto, pescoço e peito de preto, pois não há carne humana nesse tutorial!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Por ora, vamos dar um tempo ao nosso amigo e
começar o trabalho no fundo da imagem. Mantenha a calma, pois a
brincadeira está só começando! Veja o que será realizado na próxima
etapa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Retorne à janela de camadas,
oculte o dançarino (clicando sobre o olho que fica logo ao lado da
camada, como já foi mostrado), selecione a imagem original e duplique-a
pressionando Ctrl+J. Oculte a original e deixe-a de lado por enquanto, pois trabalharemos apenas com sua cópia.
Com a nova camada selecionada, escolha a ferramenta de Carimbo (Clone Stamp Tool), ajuste-a para adquirir um raio de 180 pixels e zero de dureza (isso cria bordas macias e espalhadas que se mesclam muito melhor para esta etapa). Agora segure a tecla Alt
e clique em um ponto intermediário da parede de concreto para definir o
padrão a ser clonado. A seguir, vá dando toques leves no botão esquerdo
do mouse, apagando o dançarino e deixando nada além de parede, obtendo
algo parecido com isso:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para melhorar o efeito experimente colher novas amostras segurando a tecla Alt
tanto para a parte de cima quanto para a parte de baixo da imagem. Já
que não restou nada a não ser concreto, repare que a porção mais clara
da imagem está na parte de baixo, portanto vamos girá-la para criar um
efeito de iluminação atraente daqui a pouco. Como fazer isso? Simples, é
só repetir o comando de virar verticalmente aplicado na manga (Menu Editar > Transformar > Girar Verticalmente).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O próximo truque é voltar ao menu Editar e escolher a opção Transformação Livre.
Com ela ativada estique a ponta de cima da imagem até que a quebra na
imagem saia para "fora" do quadro de pintura, deixando apenas uma parede
reta na parte de cima. É só posicionar o mouse sobre o quadradinho
central, clicar e arrastar para cima, exatamente assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sensacional! Agora já temos um cenário "de verdade", quase digno de um
Homem de água, pois ainda faltam uns pequenos ajustes. Portanto, abra a
janela para ajustes de Matiz e Saturação (Ctrl+U ouImagem > Ajustes > Matiz/Saturação), marque a caixa "Colorir" e utilize os valores mostrados abaixo (Matiz 212, Saturação 60 e Luminosidade -23):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Crie uma nova camada (clique sobre a pequena folha na janela de Camadas) e aperte F5 para abrir a tela de Dinâmicas de Pincel (Brush Dynamics). Desça pela seleção de pontas até encontrar a marcada na foto abaixo e configure-a da seguinte maneira:
* Diâmetro: 100 a 130 pixels.
* Espaçamento: 6%.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora selecione a seção Dinâmica da forma e marque os seguintes itens/valores:
* Tremulação de tamanho: entre 40% e 50%.
* Tremulação de ângulo: entre 10% e 15%.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para concluir os passos necessários na janela de dinâmicas de pincéis, vá para a tela de Dispersão(logo abaixo da Dinâmica de Forma), marque a caixa de "Ambos os Eixos" e arraste o seletor para algo entre 950% e 1000%.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Antes de pintar, vá até o painel superior e diminua o fluxo da ferramenta para um valor entre 10% e20%,
fazendo com que as mudanças sejam controladas e graduais. Pronto para o
trabalho manual? Comece pelas bordas externas clicando pouco a pouco
com muito cuidado, crie uma espécie de borda leve lateral e finalize
dando ênfase na porção inferior, que deve mesmo ficar mais escura, como
se um raio de luz viesse do topo. Confira um exemplo rápido:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O resultado está satisfatório para suas exigências? Se sim, pule para a
próxima etapa (ou talvez direto para a aplicação do efeito de água),
mas, se você for como eu e o resto da equipe Baixaki, aplique uma
finalização melhor nessa "coisa"! Selecione a camada de fundo azul,
duplique-a (Ctrl+J) e mude o modo de mesclagem para Subexposição de cores (Color Dodge) pela janela de camadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ih, mas agora a coisa ficou muito exagerada! Sim, portanto retorne à camada de fundo normal, vá ao menu Filtros > Renderizar > Efeitos de iluminação e aplique uma configuração próxima à da imagem abaixo para criar o efeito de feixe de luz, corrigido e sem exageros:
Terceira etapa – Iluminando as roupas
Para que presta um cenário perfeito se o
protagonista da cena parece ter vindo de outro planeta (ou de outra
fonte de luz)? Exatamente, para nada! Justamente por isso a próxima
parte do tutorial envolve algumas mudanças na roupa do Homem de água!
Aqui vai uma comparação do antes e depois:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Não se preocupe, pois as coisas aqui são
bem mais fáceis, eu garanto! Comece criando uma seleção em torno apenas
da blusa com a ferramenta de sua escolha (laço poligonal é uma boa pedida aqui) e duplicando-a (Ctrl+J ou botão direito sobre o título da camada na janela apropriada).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora que você já possui apenas a jaqueta separada, mude seu modo de mesclagem para Divisão (Divide).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Isso dá um brilho mais forte e também mais
impacto, mas o verde não cai muito bem com o fundo adotado, portanto
transforme a blusa em cinza dessaturando-a. É só abrir a janela de
ajustes deMatiz/Saturação (Ctrl+U) e mover o deslizador central todo para a esquerda:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Repita o procedimento de seleção e
duplicação da blusa para a calça, selecionando a camada base do
dançarino antes de efetuar a ação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mude o modo de mesclagem para Subexposição de Cores (Color Dodge) para obter a iluminação mais gritante (divisão também funciona, mas é mais suave, o que não é a intenção.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A composição a esta altura já está bem mais
interessante, mas falta concluir a iluminação. Selecione novamente a
camada base para o corpo (a que não foi alterada), clique no ícone para
criar uma nova camada (assim ela fica acima da original, mas abaixo das
demais duplicadas) e vá pintando uma faixa esfumaçada em preto ao redor
das bordas externas da calça como mostrado abaixo. Não se preocupe com o
cenário, pois já corrigiremos isso:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Está vendo a opção acima, Criar Máscara de corte (Create Clipping Mask)?
Ao ligá-la você faz com que apenas os pixels coincidentes com a camada
de baixo sejam mostrados, logo, tudo que está para fora da calça será
ocultado. Para ativar o recurso apenas clique com o botão direito sobre a
camada e selecione a opção já mostrada.
Muito bem! Nosso cenário está, enfim,
pronto para receber o Homem de Água. Mas como criar o efeito? Não se
preocupe, o processo é demorado, mas depois que você aprender os passos
básicos e entender a separação de canais (nosso próximo tema para este
tutorial) será possível criar suaspróprias variações, veja!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Atenção!
Desta parte em diante o Photoshop foi
alterado para a versão CS4 em virtude de alterações de computador (sabem
quando ele resolve pifar?). Os menus estarão em inglês, mas você pode
acompanhar tudo traduzido no texto do tutorial, não se preocupe.
Quarta etapa – "Criando" ou "Copiando"?
Eu sei: você não aguenta mais ler estas "baboseiras de ajuste de camadas
e cor, pintura, dinâmicas e mesclagem, recorte, camada, camadas,
sobreposição, matiz e saturação e...", mas é apenas com conhecimento que
se constrói um acabamento de qualidade. Por isso agora vou mostrar a
vocês como copiar as gotas e espirros de água que serão jogados sobre
nosso amigo por meio da seleção de canais de cor, que é o método mais
adequado para a tarefa.
Como coloquei no início do texto, a
preferência é por imagens fortes, destacadas e dinâmicas,
preferencialmente com fundo preto para facilitar. Caso você arranje
outras imagens com fundo claro, apenas inverta as cores pressionando Ctrl+I no seu teclado para seguir os mesmos passos colocados na sequência. Ânimo, estamos quase lá!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Abra a imagem normalmente e, na janela em que ficam as camadas, selecione a guia Canais (channels).
Clique de uma por uma para ver qual oferece o maior nível de contraste
(a que fica com menos tons de cinza no fundo e na imagem, mas sim
diferenças boas entre preto e branco). Para a imagem de exemplo, o
melhor canal foi o azul.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Clique com o botão direito sobre o canal
(assim como para as camadas) e duplique-o. Em seguida deixe apenas ele
visível (marque o olho ao seu lado e desmarque o restante dos canais
RGB) e abraImagem > Ajustes > Curvas (Curves, o atalho é Ctrl+M).
Nela, arraste ligeiramente o ponto superior direito em direção ao
centro, aumentando um pouco o contraste, mas não muito para não estragar
a transparência da gota.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Confirme a ação e, de volta ao painel de
canais, clique sobre o primeiro ícone que está na parte inferior (em
formato circular vazado) para criar uma seleção apenas da água. Agora
remarque os canais de cor e desmarque apenas o duplicado. Em seguida,
volte à aba de camadas e pressioneCtrl+J
para criar uma camada duplicada, contendo apenas água, em sua mais pura
forma! Para visualizar se você conseguiu, oculte a camada de baixo,
original:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mais uma etapa vencida e estamos,
finalmente, prontos para aplicar os esguichos de água! Pode apostar, com
um pouco de criatividade e domínio de corte e colagem em camadas essa
parte acaba sendo uma das mais fáceis!
Parte 5 – O fim de um longo processo
Agora tudo vai do bom senso. Você precisa
aplicar o processo de copiar por canais em todas as suas imagens com
água e jogá-las, já filtradas, dentro da imagem principal (é só copiar a
camada limpa e colar no outro documento ou arrastar direto a camada
para dentro de outra imagem quando se trabalha com várias imagens na
área de trabalho).
O processo é bem subjetivo, mesmo assim, aqui vão alguns dos exemplo
básicos de montagem, separados em etapas e partes para facilitar a sua
compreensão (e não me levarem à loucura!). Foram usadas apenas duas
amostras: a do exemplo anterior e esta do SXC, ambas já separadas do
fundo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Braço esquerdo
Comece copiando a água circular sem o fundo. Depois de colá-la sobre seu documento faça uso da ferramenta de transformação livre
para girá-la e diminuí-la até que a "boca" do espirro esteja voltada
para fora e exatamente do tamanho de um pulso, como mostrado abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em seguida, utilize a ferramenta de borracha para limpar os excessos de branco na base do que seria a saída do braço (reduzir a dureza para cerca de 80% ajuda bastante nesta etapa).
Não é necessário, mas se você achar que a
coisa ficou meio sem sal duplique uma ou duas vezes as camadas de água,
mescle-as (é só selecionar na guia de camadas segurando Shift) e utilize ajustes LEVES de matiz/saturação com a caixa colorir marcada, para dar uma cor mais azulada ao feixe.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Repita o processo de colagem da boca d'água
e ajuste-a novamente, mas agora coloque-a um pouco mais para a direita e
vire-a verticalmente para prolongar o jato de água (Editar > Transformar > Girar Verticalmente), efeito da imagem acima.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para finalizar, copie da imagem do balão de
água apenas o trecho destacado e cole-o, sempre aplicando transformação
livre para obter o seguinte resultado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Uma dica: como daqui em diante vamos lidar
com múltiplas camadas, selecione todas as que formam um grupo (no caso, o
braço esquerdo) clicando sobre a primeira e a última com a tecla Shiftapertada
e, em seguida, arraste-as para cima do ícone de pastinha, logo ao lado
do botão de criar nova camada. Assim tudo fica organizado, categorizado e
separado em pastas para facilitar o trabalho.
Braço direito
Como você pode observar, este braço não
está lateral como o outro, mas ainda assim é possível criar a sensação
de profundidade. Volte para a imagem em forma de círculo, copie-a para o
projeto do Homem de Água, aplique transformação livre, Girar Verticalmente e Distorcer (Editar > Transformar > Distorcer) até chegar próximo a isto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para aumentar a profundidade, duplique todo o braço que já está pronto, transforme-o e jogue-o para baixo da camada de água principal, baixando a opacidade para cerca de 70%.
Para finalizar e dar um efeito de espirro forte pegue gotas se
espalhando em velocidade como no balão de água e vire-as para
corresponderem com o sentido dos demais componentes do braço. Simples de
montar, mas o efeito é avassalador!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Abdômen
Imagine suas entranhas mais profundas se
liquefazendo diante do terror sinistro de uma tonelada de Photoshops
agindo na escuridão! Erm... hein? Zé do Caixão fica para um próximo
tutorial, mas a ideia aqui é fazer muita água se espalhando, e quase
direto para baixo. A melhor opção para isso não são partes inteiras, mas
sim os espirros de água que já vimos acima (retirados do balão
estourado).
Faça o efeito para um lado primeiro. Quando achar que está bom, dê um duplo clique sobre a miniatura da camada (na janela de camadas, F7) para abrir a caixa de edição de efeitos. Selecione a opção Sombra Projetada (Drop Shadow) com os seguintes ajustes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Assim o líquido, além de dar impressão de
que está molhando a roupa, passa a sensação de volume e interfere na luz
natural criando sombras. Como fazer o outro lado? Duplique tudo e
inverta com atransformação livre! Trabalho terminado para esta parte.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Pé esquerdo
No pé será aplicado um efeito de impacto, ou seja, a água terá que subir
em sentido contrário à pisada e feixes e espirros terão que percorrer
em direção contrária. Comece o processo com a mesma forma dos braços,
mas ao invés de "saindo" do corpo, coloque-a subindo pela perna da
seguinte maneira:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Feito isso, resta somente espalhar novas
gotas e espirros, copiando, duplicando e transformando as novas camadas
para que elas fiquem de acordo com o efeito desejado. Confira:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pé direito
Para que perder tempo criando se já algo
quase pronto? Duplique o grupo do pé esquerdo, selecione todas as
camadas juntas (clicando na primeira e na última segurando a tecla Shift) e utilize as ferramentas de transformação livre para movê-la para baixo e, principalmente, distorcê-la (com auxílio da opção Warp) a ponto de que não seja apenas uma cópia.
Para completar, adicione uns feixes de água
em sentido horizontal espirrando para a direita e para a esquerda,
causando mais impacto visual!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cabeça
O fim está próximo! Apenas mais umas
colagens e seu projeto estará pronto! Agora, para fazer o peito, faça
uma verdadeira baderna de pingos e espirros, alguns saltando por cima da
blusa e da camiseta e outros por cima do ombro para ampliar a sensação
de movimento:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
é bem trabalhoso, mas há uma enorme vantagem: por só ser necessário
usar algumas fotografias de imagem espirrando e um modelo para ser
substituído pela água o tutorial não requer conhecimentos avançados,
apenas o básico em manipulação de canais, cores e, principalmente,
sobreposição de camadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Resumo da obra
Nível: avançadoMesmo estando todas as etapas detalhadas,
pressupõe-se que o usuario tenha tido o mínimo de contato com as
ferramentas básicas do Photoshop antes de iniciar o tutorial. Sera
dividido em 5 etapas!
Tempo necessário: de 4 a 6 horas, prepare a BUNDA!
Material: Fotografias
com pessoas em posição de movimento (e pouca pele à mostra) e de
choques com água. Obtido a partir de bancos de imagens online (o SXC é
gratuito, exigindo apenas um cadastro rápido). Lembramos que a
distribuição deste conteúdo é proibida sem os devidos direitos de uso
cedidos pelo autor. Para as imagens de gotas e espirros para a água
acesse os seguintes links:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Dica para marinheiros de primeira viagem: Tenham sempre na tela as pequenas janelas de visualização de Camadas e a barra de ferramentas,
pois ambas serão utilizadas o tempo inteiro (mesmo que você domine boa
parte dos atalhos que o programa oferece). Para abrir a primeira,
simplesmente pressione F7 em seu teclado ou navegue até a opção "Janelas", no menu principal.
Primeira etapa – Preparação e separação
Para começarmos a nossa revolução nesta
pobre fotografia, vamos primeiro isolar o fundo do dançarino, mas em
duas camadas separadas, portanto selecione-o com a ferramenta de sua
preferência. Neste tutorial optei pela Caneta (Pen Tool),
já que ela permite curvas dinâmicas e mostra resultados mais precisos
que as demais. Para utilizá-la, apenas clique nos pontos desejados e,
sem soltar o botão do mouse, arraste na direção desejada para curvar o
traço.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na hora de fechar a sua trilha com a
caneta, basta clicar sobre o primeiro ponto que tudo será imediatamente
ligado, como mostrado na imagem acima. Com o caminho (path) finalizado, pressioneCtrl+ENTER no teclado para criar uma seleção.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora que apenas a pessoa está selecionada em sua imagem, duplique-a. Para isso, você pode ou pressionar as teclas Ctrl+J ou navegar até a janela de camadas (F7), clicar sobre o título da atual com o botão direito do mouse e selecionar a opção Duplicar Camada (Duplicate Layer).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Este é o resultado similar ao que você deve
obter, com a camada da pessoa isolada. Para ver apenas a nova camada,
sem a de plano de fundo, simplesmente clique sobre o olho que está ao
lado da sua miniatura na janela de camadas, como colocado acima.
Legal, não? Mas fique atento, pois algumas áreas ainda precisam de retoque, portanto pegue novamente a ferramenta de Caneta (Pen Tool)
e crie contornos logo acima do ombro esquerdo do rapaz, na barriga
(apenas sobre a pele) e na região interna da corrente dele, formando
novamente seleções. Com estas prontas, utilize a borracha e apague a pele do abdômen e o cinza de fundo que ainda não foi eliminado das regiões citadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Muito bem! Agora que temos puramente a
pessoa isolada, vamos aumentar a manga do moletom no lado direito da
foto para que ele não cause problemas na hora de replicarmos o efeito de
água. Para isso, crie uma seleção sobre ele com a ferramenta de sua escolha e duplique seu conteúdo para uma nova camada pressionando Ctrl+J ou repetindo o processo descrito no início do tutorial.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Uma vez criada a nova camada, arraste-a um pouco para baixo e para o lado com a ferramenta Mover. Em seguida, navegue até o Menu Editar > Transformação Livre e, com o quadro de transformação ativado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Girar Verticalmente (Flip Vertical). Em seguida, vá ao Menu Editar > Transformar > Distorcer (Edit > Transform > Warp)
para iniciar o modo de deformação. Nele, arraste os quadros de modo que
se forme uma extensão natural da manga, como neste exemplo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para fazer as coisas se misturarem bem
(qual é, vai deixar um risco mostrando que sua imagem não passa de uma
montagem barata?) pegue uma borracha com bordas macias e de 150 pixels de raio e vá apagando as beiradas de longe. A etapa não é obrigatória, mas ajuda muito no resultado final.
Mescle a camada da extensão da manga com a camada do dançarino isolado
para que elas virem uma só imagem achatada. Para isso, clique sobre o
nome dela na janela de Camadas com o botão direito e escolha a opção "Mesclar abaixo". Por fim, pinte cuidadosamente a pele do rosto, pescoço e peito de preto, pois não há carne humana nesse tutorial!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Por ora, vamos dar um tempo ao nosso amigo e
começar o trabalho no fundo da imagem. Mantenha a calma, pois a
brincadeira está só começando! Veja o que será realizado na próxima
etapa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Segunda Etapa – Criando o cenário perfeito
Retorne à janela de camadas,
oculte o dançarino (clicando sobre o olho que fica logo ao lado da
camada, como já foi mostrado), selecione a imagem original e duplique-a
pressionando Ctrl+J. Oculte a original e deixe-a de lado por enquanto, pois trabalharemos apenas com sua cópia.
Com a nova camada selecionada, escolha a ferramenta de Carimbo (Clone Stamp Tool), ajuste-a para adquirir um raio de 180 pixels e zero de dureza (isso cria bordas macias e espalhadas que se mesclam muito melhor para esta etapa). Agora segure a tecla Alt
e clique em um ponto intermediário da parede de concreto para definir o
padrão a ser clonado. A seguir, vá dando toques leves no botão esquerdo
do mouse, apagando o dançarino e deixando nada além de parede, obtendo
algo parecido com isso:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para melhorar o efeito experimente colher novas amostras segurando a tecla Alt
tanto para a parte de cima quanto para a parte de baixo da imagem. Já
que não restou nada a não ser concreto, repare que a porção mais clara
da imagem está na parte de baixo, portanto vamos girá-la para criar um
efeito de iluminação atraente daqui a pouco. Como fazer isso? Simples, é
só repetir o comando de virar verticalmente aplicado na manga (Menu Editar > Transformar > Girar Verticalmente).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O próximo truque é voltar ao menu Editar e escolher a opção Transformação Livre.
Com ela ativada estique a ponta de cima da imagem até que a quebra na
imagem saia para "fora" do quadro de pintura, deixando apenas uma parede
reta na parte de cima. É só posicionar o mouse sobre o quadradinho
central, clicar e arrastar para cima, exatamente assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sensacional! Agora já temos um cenário "de verdade", quase digno de um
Homem de água, pois ainda faltam uns pequenos ajustes. Portanto, abra a
janela para ajustes de Matiz e Saturação (Ctrl+U ouImagem > Ajustes > Matiz/Saturação), marque a caixa "Colorir" e utilize os valores mostrados abaixo (Matiz 212, Saturação 60 e Luminosidade -23):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Crie uma nova camada (clique sobre a pequena folha na janela de Camadas) e aperte F5 para abrir a tela de Dinâmicas de Pincel (Brush Dynamics). Desça pela seleção de pontas até encontrar a marcada na foto abaixo e configure-a da seguinte maneira:
* Diâmetro: 100 a 130 pixels.
* Espaçamento: 6%.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora selecione a seção Dinâmica da forma e marque os seguintes itens/valores:
* Tremulação de tamanho: entre 40% e 50%.
* Tremulação de ângulo: entre 10% e 15%.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para concluir os passos necessários na janela de dinâmicas de pincéis, vá para a tela de Dispersão(logo abaixo da Dinâmica de Forma), marque a caixa de "Ambos os Eixos" e arraste o seletor para algo entre 950% e 1000%.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Antes de pintar, vá até o painel superior e diminua o fluxo da ferramenta para um valor entre 10% e20%,
fazendo com que as mudanças sejam controladas e graduais. Pronto para o
trabalho manual? Comece pelas bordas externas clicando pouco a pouco
com muito cuidado, crie uma espécie de borda leve lateral e finalize
dando ênfase na porção inferior, que deve mesmo ficar mais escura, como
se um raio de luz viesse do topo. Confira um exemplo rápido:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O resultado está satisfatório para suas exigências? Se sim, pule para a
próxima etapa (ou talvez direto para a aplicação do efeito de água),
mas, se você for como eu e o resto da equipe Baixaki, aplique uma
finalização melhor nessa "coisa"! Selecione a camada de fundo azul,
duplique-a (Ctrl+J) e mude o modo de mesclagem para Subexposição de cores (Color Dodge) pela janela de camadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ih, mas agora a coisa ficou muito exagerada! Sim, portanto retorne à camada de fundo normal, vá ao menu Filtros > Renderizar > Efeitos de iluminação e aplique uma configuração próxima à da imagem abaixo para criar o efeito de feixe de luz, corrigido e sem exageros:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Terceira etapa – Iluminando as roupas
Para que presta um cenário perfeito se o
protagonista da cena parece ter vindo de outro planeta (ou de outra
fonte de luz)? Exatamente, para nada! Justamente por isso a próxima
parte do tutorial envolve algumas mudanças na roupa do Homem de água!
Aqui vai uma comparação do antes e depois:
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Não se preocupe, pois as coisas aqui são
bem mais fáceis, eu garanto! Comece criando uma seleção em torno apenas
da blusa com a ferramenta de sua escolha (laço poligonal é uma boa pedida aqui) e duplicando-a (Ctrl+J ou botão direito sobre o título da camada na janela apropriada).
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Agora que você já possui apenas a jaqueta separada, mude seu modo de mesclagem para Divisão (Divide).
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Isso dá um brilho mais forte e também mais
impacto, mas o verde não cai muito bem com o fundo adotado, portanto
transforme a blusa em cinza dessaturando-a. É só abrir a janela de
ajustes deMatiz/Saturação (Ctrl+U) e mover o deslizador central todo para a esquerda:
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Repita o procedimento de seleção e
duplicação da blusa para a calça, selecionando a camada base do
dançarino antes de efetuar a ação.
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Mude o modo de mesclagem para Subexposição de Cores (Color Dodge) para obter a iluminação mais gritante (divisão também funciona, mas é mais suave, o que não é a intenção.
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A composição a esta altura já está bem mais
interessante, mas falta concluir a iluminação. Selecione novamente a
camada base para o corpo (a que não foi alterada), clique no ícone para
criar uma nova camada (assim ela fica acima da original, mas abaixo das
demais duplicadas) e vá pintando uma faixa esfumaçada em preto ao redor
das bordas externas da calça como mostrado abaixo. Não se preocupe com o
cenário, pois já corrigiremos isso:
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Está vendo a opção acima, Criar Máscara de corte (Create Clipping Mask)?
Ao ligá-la você faz com que apenas os pixels coincidentes com a camada
de baixo sejam mostrados, logo, tudo que está para fora da calça será
ocultado. Para ativar o recurso apenas clique com o botão direito sobre a
camada e selecione a opção já mostrada.
Muito bem! Nosso cenário está, enfim,
pronto para receber o Homem de Água. Mas como criar o efeito? Não se
preocupe, o processo é demorado, mas depois que você aprender os passos
básicos e entender a separação de canais (nosso próximo tema para este
tutorial) será possível criar suaspróprias variações, veja!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Atenção!
Desta parte em diante o Photoshop foi
alterado para a versão CS4 em virtude de alterações de computador (sabem
quando ele resolve pifar?). Os menus estarão em inglês, mas você pode
acompanhar tudo traduzido no texto do tutorial, não se preocupe.
Quarta etapa – "Criando" ou "Copiando"?
Eu sei: você não aguenta mais ler estas "baboseiras de ajuste de camadas
e cor, pintura, dinâmicas e mesclagem, recorte, camada, camadas,
sobreposição, matiz e saturação e...", mas é apenas com conhecimento que
se constrói um acabamento de qualidade. Por isso agora vou mostrar a
vocês como copiar as gotas e espirros de água que serão jogados sobre
nosso amigo por meio da seleção de canais de cor, que é o método mais
adequado para a tarefa.
Como coloquei no início do texto, a
preferência é por imagens fortes, destacadas e dinâmicas,
preferencialmente com fundo preto para facilitar. Caso você arranje
outras imagens com fundo claro, apenas inverta as cores pressionando Ctrl+I no seu teclado para seguir os mesmos passos colocados na sequência. Ânimo, estamos quase lá!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Abra a imagem normalmente e, na janela em que ficam as camadas, selecione a guia Canais (channels).
Clique de uma por uma para ver qual oferece o maior nível de contraste
(a que fica com menos tons de cinza no fundo e na imagem, mas sim
diferenças boas entre preto e branco). Para a imagem de exemplo, o
melhor canal foi o azul.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Clique com o botão direito sobre o canal
(assim como para as camadas) e duplique-o. Em seguida deixe apenas ele
visível (marque o olho ao seu lado e desmarque o restante dos canais
RGB) e abraImagem > Ajustes > Curvas (Curves, o atalho é Ctrl+M).
Nela, arraste ligeiramente o ponto superior direito em direção ao
centro, aumentando um pouco o contraste, mas não muito para não estragar
a transparência da gota.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Confirme a ação e, de volta ao painel de
canais, clique sobre o primeiro ícone que está na parte inferior (em
formato circular vazado) para criar uma seleção apenas da água. Agora
remarque os canais de cor e desmarque apenas o duplicado. Em seguida,
volte à aba de camadas e pressioneCtrl+J
para criar uma camada duplicada, contendo apenas água, em sua mais pura
forma! Para visualizar se você conseguiu, oculte a camada de baixo,
original:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mais uma etapa vencida e estamos,
finalmente, prontos para aplicar os esguichos de água! Pode apostar, com
um pouco de criatividade e domínio de corte e colagem em camadas essa
parte acaba sendo uma das mais fáceis!
Parte 5 – O fim de um longo processo
Agora tudo vai do bom senso. Você precisa
aplicar o processo de copiar por canais em todas as suas imagens com
água e jogá-las, já filtradas, dentro da imagem principal (é só copiar a
camada limpa e colar no outro documento ou arrastar direto a camada
para dentro de outra imagem quando se trabalha com várias imagens na
área de trabalho).
O processo é bem subjetivo, mesmo assim, aqui vão alguns dos exemplo
básicos de montagem, separados em etapas e partes para facilitar a sua
compreensão (e não me levarem à loucura!). Foram usadas apenas duas
amostras: a do exemplo anterior e esta do SXC, ambas já separadas do
fundo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Braço esquerdo
Comece copiando a água circular sem o fundo. Depois de colá-la sobre seu documento faça uso da ferramenta de transformação livre
para girá-la e diminuí-la até que a "boca" do espirro esteja voltada
para fora e exatamente do tamanho de um pulso, como mostrado abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em seguida, utilize a ferramenta de borracha para limpar os excessos de branco na base do que seria a saída do braço (reduzir a dureza para cerca de 80% ajuda bastante nesta etapa).
Não é necessário, mas se você achar que a
coisa ficou meio sem sal duplique uma ou duas vezes as camadas de água,
mescle-as (é só selecionar na guia de camadas segurando Shift) e utilize ajustes LEVES de matiz/saturação com a caixa colorir marcada, para dar uma cor mais azulada ao feixe.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Repita o processo de colagem da boca d'água
e ajuste-a novamente, mas agora coloque-a um pouco mais para a direita e
vire-a verticalmente para prolongar o jato de água (Editar > Transformar > Girar Verticalmente), efeito da imagem acima.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para finalizar, copie da imagem do balão de
água apenas o trecho destacado e cole-o, sempre aplicando transformação
livre para obter o seguinte resultado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Uma dica: como daqui em diante vamos lidar
com múltiplas camadas, selecione todas as que formam um grupo (no caso, o
braço esquerdo) clicando sobre a primeira e a última com a tecla Shiftapertada
e, em seguida, arraste-as para cima do ícone de pastinha, logo ao lado
do botão de criar nova camada. Assim tudo fica organizado, categorizado e
separado em pastas para facilitar o trabalho.
Braço direito
Como você pode observar, este braço não
está lateral como o outro, mas ainda assim é possível criar a sensação
de profundidade. Volte para a imagem em forma de círculo, copie-a para o
projeto do Homem de Água, aplique transformação livre, Girar Verticalmente e Distorcer (Editar > Transformar > Distorcer) até chegar próximo a isto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para aumentar a profundidade, duplique todo o braço que já está pronto, transforme-o e jogue-o para baixo da camada de água principal, baixando a opacidade para cerca de 70%.
Para finalizar e dar um efeito de espirro forte pegue gotas se
espalhando em velocidade como no balão de água e vire-as para
corresponderem com o sentido dos demais componentes do braço. Simples de
montar, mas o efeito é avassalador!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Abdômen
Imagine suas entranhas mais profundas se
liquefazendo diante do terror sinistro de uma tonelada de Photoshops
agindo na escuridão! Erm... hein? Zé do Caixão fica para um próximo
tutorial, mas a ideia aqui é fazer muita água se espalhando, e quase
direto para baixo. A melhor opção para isso não são partes inteiras, mas
sim os espirros de água que já vimos acima (retirados do balão
estourado).
Faça o efeito para um lado primeiro. Quando achar que está bom, dê um duplo clique sobre a miniatura da camada (na janela de camadas, F7) para abrir a caixa de edição de efeitos. Selecione a opção Sombra Projetada (Drop Shadow) com os seguintes ajustes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Assim o líquido, além de dar impressão de
que está molhando a roupa, passa a sensação de volume e interfere na luz
natural criando sombras. Como fazer o outro lado? Duplique tudo e
inverta com atransformação livre! Trabalho terminado para esta parte.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Pé esquerdo
No pé será aplicado um efeito de impacto, ou seja, a água terá que subir
em sentido contrário à pisada e feixes e espirros terão que percorrer
em direção contrária. Comece o processo com a mesma forma dos braços,
mas ao invés de "saindo" do corpo, coloque-a subindo pela perna da
seguinte maneira:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Feito isso, resta somente espalhar novas
gotas e espirros, copiando, duplicando e transformando as novas camadas
para que elas fiquem de acordo com o efeito desejado. Confira:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pé direito
Para que perder tempo criando se já algo
quase pronto? Duplique o grupo do pé esquerdo, selecione todas as
camadas juntas (clicando na primeira e na última segurando a tecla Shift) e utilize as ferramentas de transformação livre para movê-la para baixo e, principalmente, distorcê-la (com auxílio da opção Warp) a ponto de que não seja apenas uma cópia.
Para completar, adicione uns feixes de água
em sentido horizontal espirrando para a direita e para a esquerda,
causando mais impacto visual!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cabeça
O fim está próximo! Apenas mais umas
colagens e seu projeto estará pronto! Agora, para fazer o peito, faça
uma verdadeira baderna de pingos e espirros, alguns saltando por cima da
blusa e da camiseta e outros por cima do ombro para ampliar a sensação
de movimento:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para dar o toque final e definir o Homem de Água, pegue a imagem do balão de água
(do qual foram recortados os espirros anteriores), deixe apenas a sua
parte de baixo visível onde seria a cabeça (utilize a borracha para
apagar excessos) e reduza sua opacidade para cerca de 80%. Se preferir, volte à borracha, escolha uma ponta pequena e vá apagando levemente algumas regiões para chegar neste efeito
by Staller666
(do qual foram recortados os espirros anteriores), deixe apenas a sua
parte de baixo visível onde seria a cabeça (utilize a borracha para
apagar excessos) e reduza sua opacidade para cerca de 80%. Se preferir, volte à borracha, escolha uma ponta pequena e vá apagando levemente algumas regiões para chegar neste efeito
by Staller666
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