HTML 5
Novos elementos foram introduzidos no HTML5,
todos têm a finalidade de facilitar a compreensão e
a manutenção do código. Alguns deles são uma evolução
natural do elemento < div > focado na semântica, outros,
surgiram da necessidade de padronizar a maneira
de se publicar conteúdo, como acontece atualmente com as imagens.
Os principais elementos são:
Elementos de estrutura:
< header > - cabeçalho da página ou de uma seção (não confundir com a tag );
< section > - cada seção do conteúdo;
< article > - um item do conteúdo dentro da página ou da seção;
< footer > - o rodapé da página ou de uma seção;
< nav > - o conjunto de links que formam a navegação, seja o menu principal do site ou links relacionados ao conteúdo da página;
< aside > - conteúdo relacionado ao artigo (como arquivos e posts relacionados em um blog, por exemplo).
Elementos de conteúdo
< figure > - usado para associar uma legenda a uma imagem, vídeo, arquivo de áudio, objeto ou iframe.
< canvas > - através de uma API gráfica, irá renderizar imagens 2D dinâmicas que poderão ser usadas em jogos, gráficos, etc;
< audio > e < video > - usados para streaming (transmissão pela internet) de áudio e vídeo. É uma tentativa de criar um padrão em todos os navegadores como acontece hoje com as imagens.
< dialog > - junto com as tags < dt > e < dd > será usado para formatar um diálogo
< time > - representa data e/ou hora;
< meter > - usada para representar medidas, que podem ser de distância, de armazenagem em disco, etc.
Como percebemos muitos elementos foram
introduzidos no HTML5, porém, é indiscutível a
grande semelhança com seus antecessores.
Os usuários que conheciam bem os anteriores
não sentirão nenhuma dificuldade em lidar
com o novo HTML. Porém, para os iniciantes,
estima-se que os novos elementos deixarão o acesso mais fácil.
Conforme informações, muitos navegadores já oferecem
suporte à maior parte dos elementos do HTML5.
Deste modo, muitos navegadores conhecidos,
com exceção do Internet Explorer 8( porém garantiu
a presença com IE9, que será lançado daqui poucos dias)
como Opera, Safari 4, Firefox 3.6 e Chrome
já implementaram grandes partes da linguagem, incluindo tags
de vídeo e suporte à tecnologia Canvas.
Alguns dos desenvolvedores dizem que deveriam
esperar pela popularização do IE9 para começar a usar
a nova versão. No entanto, outros pensam o contrário,
acreditam que toda nova tecnologia deve ser utilizada
o quanto antes, assim, já começaram a utilizar o HTML5
junto com scripts que fazem os navegadores mais antigos
reconhecerem as novas tags . Com essa evolução da
linguagem, os navegadores passam da categoria "mostradores"
de páginas para um renderizador de "web software”.
Para tanto, é indiscutível a aceitação do HTML5,
ele está contribuindo para uma nova era no que diz
respeito ao desenvolvimento de páginas para a internet.
Sendo que o principal foco é o alto poder de mobilidade do usuário.
As mudanças que ocorreram foram postas ou ajustadas
a partir das necessidades dos desenvolvedores,
a partir dos erros e acertos. Com essa inovação,
os usuários terão aplicações na web mais ricas e
com maior integração entre conteúdo on-line e off-line.
Novos elementos foram introduzidos no HTML5,
todos têm a finalidade de facilitar a compreensão e
a manutenção do código. Alguns deles são uma evolução
natural do elemento < div > focado na semântica, outros,
surgiram da necessidade de padronizar a maneira
de se publicar conteúdo, como acontece atualmente com as imagens.
Os principais elementos são:
Elementos de estrutura:
< header > - cabeçalho da página ou de uma seção (não confundir com a tag );
< section > - cada seção do conteúdo;
< article > - um item do conteúdo dentro da página ou da seção;
< footer > - o rodapé da página ou de uma seção;
< nav > - o conjunto de links que formam a navegação, seja o menu principal do site ou links relacionados ao conteúdo da página;
< aside > - conteúdo relacionado ao artigo (como arquivos e posts relacionados em um blog, por exemplo).
Elementos de conteúdo
< figure > - usado para associar uma legenda a uma imagem, vídeo, arquivo de áudio, objeto ou iframe.
< canvas > - através de uma API gráfica, irá renderizar imagens 2D dinâmicas que poderão ser usadas em jogos, gráficos, etc;
< audio > e < video > - usados para streaming (transmissão pela internet) de áudio e vídeo. É uma tentativa de criar um padrão em todos os navegadores como acontece hoje com as imagens.
< dialog > - junto com as tags < dt > e < dd > será usado para formatar um diálogo
< time > - representa data e/ou hora;
< meter > - usada para representar medidas, que podem ser de distância, de armazenagem em disco, etc.
Como percebemos muitos elementos foram
introduzidos no HTML5, porém, é indiscutível a
grande semelhança com seus antecessores.
Os usuários que conheciam bem os anteriores
não sentirão nenhuma dificuldade em lidar
com o novo HTML. Porém, para os iniciantes,
estima-se que os novos elementos deixarão o acesso mais fácil.
Conforme informações, muitos navegadores já oferecem
suporte à maior parte dos elementos do HTML5.
Deste modo, muitos navegadores conhecidos,
com exceção do Internet Explorer 8( porém garantiu
a presença com IE9, que será lançado daqui poucos dias)
como Opera, Safari 4, Firefox 3.6 e Chrome
já implementaram grandes partes da linguagem, incluindo tags
de vídeo e suporte à tecnologia Canvas.
Alguns dos desenvolvedores dizem que deveriam
esperar pela popularização do IE9 para começar a usar
a nova versão. No entanto, outros pensam o contrário,
acreditam que toda nova tecnologia deve ser utilizada
o quanto antes, assim, já começaram a utilizar o HTML5
junto com scripts que fazem os navegadores mais antigos
reconhecerem as novas tags . Com essa evolução da
linguagem, os navegadores passam da categoria "mostradores"
de páginas para um renderizador de "web software”.
Para tanto, é indiscutível a aceitação do HTML5,
ele está contribuindo para uma nova era no que diz
respeito ao desenvolvimento de páginas para a internet.
Sendo que o principal foco é o alto poder de mobilidade do usuário.
As mudanças que ocorreram foram postas ou ajustadas
a partir das necessidades dos desenvolvedores,
a partir dos erros e acertos. Com essa inovação,
os usuários terão aplicações na web mais ricas e
com maior integração entre conteúdo on-line e off-line.
Sáb Out 18, 2014 12:29 am por orthon
» Iniciante Smudge
Qui Ago 21, 2014 2:56 am por Cdubb
» Um Novo Aprendiz!
Qui Ago 21, 2014 2:50 am por Cdubb
» Eaw galera
Qua Ago 13, 2014 5:09 am por Cdubb
» [PSD] Tutorial !
Sáb Ago 31, 2013 5:22 pm por Paulo_ComandBR
» Reasource Pack #1 Hawkdesign
Ter Jun 18, 2013 11:46 pm por edicelio
» [ Sing ]Capitão America
Dom Jun 02, 2013 1:50 am por edicelio
» Minha Primeira Borda Modelada
Dom Jun 02, 2013 1:47 am por edicelio
» V for Vendetta
Dom Jun 02, 2013 1:40 am por edicelio
» Gamer *--*
Qui maio 30, 2013 10:58 pm por ϟƘƦƖןןΣx
» [Scorpion]Sign
Qui maio 30, 2013 4:02 pm por ϟƘƦƖןןΣx
» Avaliem o kit ?
Qui maio 30, 2013 3:45 pm por ϟƘƦƖןןΣx
» Leilão sign Jimi Hendrix
Qui maio 30, 2013 2:31 pm por ϟƘƦƖןןΣx
» Doações para o forum!
Qui maio 30, 2013 2:06 pm por ϟƘƦƖןןΣx
» Apresentação
Qua maio 29, 2013 10:10 pm por ϟƘƦƖןןΣx